DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DO MARCO MAÇONICO.
Evento realizado dia 26 de abril de 2014 (sábado), às 9:00 h, com a presença de autoridades, convidados (as) e maçons das Lojas Maçônicas de São José do Rio Pardo
Bom Dia a todos!
Exmo. Sr. Prefeito Municipal João Batista Santurbano
Exma. Sra. Delegada de Polícia – Dra. Márcia Serpa
Exmo. Sr. Representante do DER – Engenheiro José Ortenzi
Srs. Convidados
Queridos Irmãos
Na condição de Venerável Mestre da Loja Maçônica União Universal, neste ato falarei em nome das Lojas Maçônicas: “Vale do Rio Pardo” (fundada em 03/06/1991), representada pelo seu Venerável Mestre Ir:.José Ricardo Andreata; “Cavaleiros do Tempo” (fundada em 16/12/1993), representada pelo seu Venerável Mestre Ir:. Fernando Pinheiro Passos e a “Novos Templários” , representada pelo seu Venerável Mestre Ir:. Charles Ibraim Franchi Curi, que, por unanimidade, delegaram a mim, Venerável Mestre da Loja Maçônica mais antiga da cidade, a centenária Loja Maçônica “União Universal”, a honra de proferir este discurso e os apresentar os devidos agradecimentos.
Primeiramente, agradeço a todos que de alguma maneira colaboraram com a realização deste evento.
De maneira especial, agradeço ao Ir:.. Mauro Fernandes e sua empresa, Trimetal, que fez o projeto e executou esta bela obra com muito carinho e disposição.
Agradeço: à Radio Noticia FM, na pessoa de seu proprietário Ir:. Cesar Augusto Mazzer, que gentilmente nos cedeu o seu equipamento de som e os funcionários que estão operando o som.
Ao DER, à PM e à GM. pelo apoio no controle do trânsito e segurança aqui no local.
Agradeço a presença de todas as autoridades e os meios de comunicação que aqui vieram prestigiar este evento.
Quero agradecer também ao Sr. Prefeito Municipal pela especial gentileza de ratificar a autorização para que este Marco Maçônico fosse erguido.
Enfim, agradeço a presença de todos que aqui estão neste momento histórico da maçonaria rio-pardense.
Na Maçonaria tudo tem um significado e, portanto, resumidamente, vou explicar os motivos e o significado da escolha que fizemos pelo formato deste monumento.
A pedra bruta é o símbolo do aprendiz.
Quando entramos para a Maçonaria, o nosso primeiro trabalho é aprender a trabalhar a pedra bruta, cujo significado não tem nada de místico, mas sim filosófico. A Pedra Bruta simboliza, portanto, que o Aprendiz-Maçom deve ser induzido a trabalhar no seu desbaste, porque possui formas imperfeitas, objetivando a sua lapidação. O transformar, então, de uma pedra informe numa pedra esculpida representa que o Homem-Maçom adquiriu força de caráter voltado para um ideal elevado, ferramenta fundamental para desempenhar uma liberdade bem dirigida aos interesses da Humanidade e de sua Pátria, pois eliminou os traços de egoísmo e ambição, que se verdadeiramente postos em prática contribuirá para uma contínua transformação do Mundo para melhor.
Hoje estamos realizando um sonho de 120 anos, pois o anseio de ter um monumento maçônico em nossa cidade passou pela cabeça de inúmeros maçons nesses longos anos da historia da Maçonaria rio-pardense. Felizes por estarmos realizando este sonho estendemos a presente homenagem aos nossos IIr:., todos aqueles que por aqui estão, aqueles que passaram, mas ainda desfrutam do nosso convívio e aqueles que já partiram para o Oriente Eterno.
Este monumento tem entre tantos objetivos, dois que considero primordiais:
O primeiro é para que os IIr.’. de Outros Orientes, que por ventura venham visitar nossa Cidade, quando por aqui passarem, tenham conhecimento que em nossa Cidade há IIr.’. de pé e a Ordem para ajudá–los no que precisarem e no que estiver ao nosso alcance.
O segundo objetivo seria para que os maçons que por aqui passarem, ao observar este monumento lembrem-se que somos eternos aprendizes e como tal devemos nos manter sempre atentos na condução correta de nossas vidas dentro da família e dentro da sociedade, não desviando em nenhum milímetro a nossa conduta moral.
Que a paz, a harmonia e a concórdia, tríade maior da Maçonaria, estejam fincadas em nossos corações e neste local, que a partir de hoje será um local não só de contemplação, mas também de reflexão.
Obrigado a todos.
Ir∴ Nivaldo Soares – V∴M∴ da A∴R∴L∴S∴ “União Universal” – nº 463